Unção dos Enfermos

unção dos enfermos
Avatar de vozdedeus

Sacramento da Unção dos Enfermos, quando ouvimos alguém pronunciar, logo nos vem à mente uma pessoa que está morrendo, mas você o que é Unção dos Enfermos?

Unção dos Enfermos um sacramento dado a pessoa que esta gravemente doente ou com uma velhice aguda, é uma graça especial dada aos cristão que necessitam de um conforto, também é conhecido como o “sagra viático” um recurso de “alívio”.

Os 7 Sacramentos

O Catecismo da Igreja vai nos dizer que (CIC 1131).” Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, pelos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis, com os quais são celebrados os sacramentos, significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Eles dão fruto naqueles que os recebem com as disposições requeridas.” A Igreja Católica tem sete Sacramentos que são divididos em três grupos, cada um representa uma fase da vida;

Sacramentos de iniciação:

  • Batismo
  • Eucaristia
  • Crisma ou Confirmação

Sacramentos de Cura:

  • Confissão – Chamado de Reconciliação (ou penitência)
  • Unção dos enfermos,

Sacramentos da Maturidade:

  • Ordem
  • Matrimônio

A palavra Sacramento vem do latim SACRAMENTUM quer dizer consagração e derivada da palavra SACER que significa sagrado, dedicado, santo e também misterioso. É comum encontramos textos que fala do mistério ligado a um sacramento exemplo: “Mistério da Eucaristia, Misterioso da Redenção são alguns exemplo” A palavra misterioso vem do grego MYSTERIUM, MYSTERION, rito ou doutrina secreta, de MYSTES, pessoa iniciada em segredos, de MYEIN, fechado, oculto, algo impossível de ver a olhos nu, segredo, algo sagrado. A Igreja escolheu a Sacramento para representar o Mistério de Deus no memio de Nos.

A Unção dos Enfermos no fundamentos na economia da salvação.

A enfermidade e sofrimento sempre estiveram presenta na vida humana, é um dos problemas mais grave enfrentado pelo homem e por meio da ciências e a tecnologia a um grande empenho para ser livrar deste mau. É dificílimo ver a doença como algo bom, pois esta ligada diretamente a dor e sofrimentos, mas em muitos casos quando uma pessoa tem uma doenças grave e busca o tratamentos corretos isso tudo aliado a fé, ela torna este processo menos doloroso para ela e para a família, a doença também trás outras experiências pessoais, é só conversar com que esteve a beira da morte, ele passa a compreender seus limites, suas vulnerabilidades, a doença graves mostra, que nem dinheiro, nem poder pode te dar o pleno controle da vida isso só compete a Deus.

Outro exemplo é só olhar para alguém com uma doença degenerativa, ela sabe que a doença não tem cura, que a doença tem fase, mas aqueles que decidem viver o tempo que Deus nos deu, vive melhor o tempo que lhe resta, que o indivíduo que busca ficar reclamando e culpando Deus e o mundo pelo sua enfermidade, neste casos o quadro da doença acabam se agravando, a pessoa entrando em desespero, depressão e em muitos caso se revoltam com Deus. Mas também a aqueles pessoas que por meio da doenças encontra a salvação, a doença os elevam na fé, temos vários santos que enfrentaram a doença caso de Santa Terezinha, São João da Cruz, Santa Rita de Cássia, Padre Pio isso só para star alguns.

No Antigo Testamento

O  Homem do antigo testamento vive a doença e a saúde como algo ligada ao pecado e o castigo de Deus, diante do Senhor é colocado suas queixas pois ele tem o poder sobre a vida e a morte. A enfermidade é caminho de conversão, é o perdão de Deus que da a cura ao povo.

Novo Testamento Jesus Cristo Medico dos Médicos 

Jesus toca nas pessoas para serem curadas, este gesto de tocar fisicamente que Cristo faz nos doentes é para mostra aos seus discipulados a importância de se aproximar do povo, aqueles que recebem a cura, uma cura que vai muito além da cura física, Jesus cura a alma, devolve a dignidade, a esperança,   , gerar um sinal de intimidade, de acolhimento de Deus, o doente passa de situação de excluído para a de acolhido então acontece a cura física e a espiritual ele chega afirmar que veio para os doentes e não para os sadios Mateus 9:12

Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.

Mateus 9:12

Nos evangelhos vamos encontra Jesus realizando muitos milagres, Cristo realizavas este milagre como indicação da chegada do reino de Deus (Mateus, 9:3;10:7;11:5: Lucas,11:20). A tarefa de cuidar de quem estava doente é ponto central na vida das primeiras comunidades cristãs e a experiencia de cura é um gesto de proximidade com Deus como nos é apresentado em Atos 5:15 “De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.”

Tagged in :

Avatar de vozdedeus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *