Obras de São João da Cruz

Avatar de vozdedeus

Em um paralelo entre obra literária e teológica de Santa Teresa e São João da Cruz, Daniel Rops escreve: “No alimno e querido amigo de Teresa, Juan de la Cruz, não é menos lógica, menos precisão na análise dos estados de oração, mas que vôos! Possui um gênio poético, uma das maiores letras que a humanidade branca conhece desde que ela sabe um pouco o que é. A Ascensão do Monte Carmelo e a Noite Negra da Alma, o Cântico Espiritual e a Chama do Amor VivoHá quatro jóias do tesouro do Ocidente cristão cuja incêndios nos iluminar ainda: apenas dar títulos imediatamente canção mais pura sobe para o segredo da alma e impor o espírito surpreender as grandes imagens da noite e chama que Cada uma dessas singularidades tratadas é tecida de uma ponta à outra. O desenho de Juan não é o de Teresa: ela se dirigiu a freiras, muitas das quais começaram a caminho dos santuários; e ele fala às almas avançadas em virtude, a quem ele quer oferecer-lhes os meios para alcançar os mais altos picos místicos. Desprezando categoricamente o caminho purgativo, que é o dos principiantes; falando muito pouco do modo iluminativo, no qual, mesmo quando as almas ainda estão altas, a união não é alcançada, fica resolutamente no ponto mais alto da demanda, no modo unitivo, que também tem o nome de contemplação, no qual se possui um cuidado geral e amoroso de Deus e “um conhecimento geral e amoroso de Deus”. (Daniel Rops,L’Eglise de la Renaissance e de la Réforme: La Réforme Catholique, p. 44l).

Cântico Espiritual é um poema de quarenta versos de cinco versos cada. Escrito durante os meses de prisão dura, em uma demonstração não só da serenidade santo preservados no meio de julgamento, mas o sobrenatural a sua alma, ansioso para a purificação e entrega, ela sabia do sofrimento. As “declarações” com o qual ele mesmo o enriqueceu no final de sua vida, eles fazem do Cântico Espiritual um verdadeiro tratado da teologia mística. É um diálogo entre a alma e o marido divino, à maneira do Cântico dos Cânticos da Bíblia, também inspirado nos escritos de Dionísio, o Areopagita e dos místicos alemães. A primeira parte é o “caminho purgativo”, no qual a alma procura por sua amada e se purifica para merecer encontrá-la; a segunda, ou “forma iluminadora”, é a resposta do marido que sai para encontrar a alma escolhida; o terceiro, ou “caminho Unitário”, é a celebração do casamento místico e a explosão de alegria grata na perspectiva da felicidade eterna.

Ascensão do Monte Carmelo e a Noite Negra formam um todo. Ali o autor cpndensa sua doutrina em um poema de algumas estrofes que comenta imediatamente. Um desenho simbólico feito por sua própria mão e acompanhado por uma série de máximas, permite ao leitor acompanhar mais facilmente o desenvolvimento de seu pensamento. Essa vinheta representa uma montanha cuja cúpula significa a perfeita união com Deus. No sopé da montanha, três caminhos se abrem, dos quais apenas um, o do centro, conduz ao cume: é o caminho da completa renúncia a tudo. Os outros dois são aqueles em que os homens se desviam, oram por adesão aos bens da terra ou por complacência nos próprios bens espirituais.

prólogo é significativo: “Porque esta doutrina é da noite escura onde a alma para ir a Deus, não se espanta o leitor se parece escuro. Que entendi que será no começo que começarei a lê-lo; mais, como você passa adiante, você entenderá a primeira coisa melhor, porque com um você declarará o outro. E então, se eu a ler pela segunda vez, eu entendo que isso parecerá mais claro, e a doutrina mais saudável. E se algumas pessoas com essa doutrina não estão bem, isso tem meu pouco conhecimento e sob o estilo, porque o assunto, por si só, é bom e muito necessário “.

subida do Monte Carmelo,em três livros, é purificações ativos, ou dito de outra forma purificações para que com a ajuda da graça deve entregar a alma espontaneamente, se Deus quer se juntar. Mortificações que afetam todas as faculdades: primeiro os sentidos, depois o espírito em suas várias atividades – inteligência, memória, vontade. Mortificações são chamados noite porque privar os poderes de seus objetos inatas e noite priva os olhos da luz a que eles são feitos. A renúncia do pecado em si, renunciamiento anteriormente assumida e emocional, é a repressão de todos ainda não desordenado, mas simplesmente condição supérfluo, o que naturalmente é necessária: “Se oferecer como ouvir coisas que não importam para o serviço e honra Deus Não quero gostar deles ou querer ouvi-los. E se ele gosta de olhar para coisas que não o ajudam a amar mais a Deus, nem querem o gosto nem olham para essas coisas “. . .(Subida do Monte Carmelo,l, l, chap. Xlll) e como permanece humano, apesar dessas exigências! Com efeito, não se trata de mortificar os apetites, mas do que eles têm como voluntários: se eles não passam do estágio do primeiro movimento puramente instintivo e não são estragados, sua nocividade é nula ou mínima. Na vida atual, é impossível rejeitá-las completamente. Acontece que mesmo durante a oração de quietude eles agem independentemente da vontade. O mal não é que o apetite sensível goste de seu objeto conatural, mas que a vontade deleite-se e repouse nele. Mas há algo mais que isso; para a eliminação de toda satisfação sensata, mesmo se fosse moralmente inofensiva, acrescentar a busca sistemática de tudo o que contradiz os sentidos: “Sempre tente inclinar-se: não para o mais fácil, mas para o mais difícil; não é o mais saboroso mas para o mais sem graça; não para o mais gostando, mas antes para o que dá menos prazer; não ao que é consolo, mas ao desespero “. . .(Ibid) Assim, a tripla concupiscência da qual a alma é prisioneira do pecado oroginal é superada, e assim a verdadeira liberdade dos filhos de Deus é recuperada (Monte Carmelo Rise , 1, capítulo 15). Primeira noite ainda é apenas o crepúsculo, mas preparando a noite, o espírito, mais escura do que os sentidos: a memória está vazia, a compreensão reduzida a ignorância, será condenado a inação, pelo menos quanto aos seus objetos e atividades naturais. Porque as virtudes teologais as ocupam inteiramente: a inteligência não tem mais conhecimento do que a da Fé, nem a memória mais memória que os bens celestes descobertos pela Esperança, nem a vontade mais amor que a de Deus (Monte Carmel Ascensão,l, ll, chap. V, Vll). A fé é uma “iluminação” do espírito humano, sua luz é totalmente sobrenatural e seu modo de conhecimento consiste em acreditar sem entendimento. Portanto, a Fé é obscura, naturalmente falando, e quanto mais escuras, mais as claridades, imaginações e idéias humanas são descartadas dela.

Quanto às visões ou revelações, se elas se movem mais ou menos para os sentidos, se afetam apenas o espírito, no qual certas almas são facilmente inclinadas a ver fenômenos celestes. . . “Eles devem fugir totalmente deles, sem querer examinar se são bons ou maus. Pois, assim como são mais externos e corpóreos, também são menos verdadeiros para com Deus ” (Monte Carmelo Rise, I , 11, capítulo XI); ” . . pois a alma nunca deve ser determinada a acreditar que eles pertencem a Deus ” (Op. Cit.,loc. cit.) De fato, “esse senso de imaginação e fantasia é onde o diabo ordinariamente vem com seus truques, agora naturais, agora sobrenaturais; o entendimento não precisa estar grávido ou ser nutrido nelas, nem a alma querer admitir ou ter, para ser descolada, nua, pura e simples, sem algum modo e maneira, como é requerido para a união. E disso, a razão é porque todas essas formas que já foram ditas em sua apreensão são representadas de maneiras e maneiras limitadas, e a Sabedoria de Deus, na qual o entendimento deve ser unido, nenhum caminho ou maneira tem, nem cai abaixo. de algum limite ou inteligência diferente e particularmente, porque é totalmente pura e simples. E desde então juntar dois extremos, que é a alma e a divina Sabedoria, será necessário que eles cheguem a um certo acordo de similaridade entre si, de modo que a alma também deve ser pura e simples, não limitada a qualquer inteligência particular, ou modificada com qualquer limite de forma, espécie e imagem. Isso, porque Deus não cai abaixo da imagem ou forma, nem se encaixa sob inteligência particular, nem a alma, para cair em Deus, cai sob uma forma diferente ou inteligência ” (Subida do Monte Carmelo , capítulo 11).

Quando o sol joga seus raios em uma janela, se tiver algumas manchas, os raios não poderão iluminá-lo, penetrá-lo completamente com sua luz. . . Quanto mais impuro, menos brilhará; Mas a culpa não será dos raios, mas da janela. Se for absolutamente pura e clara, a luz a transformará, confundir-se-á com os seus raios, assumindo o mesmo brilho (Monte Carmelo Rise, 1, 11, capítulo IV). “Tudo e nada”. O famoso lema de São João da Cruz nos lembra que Deus é tudo e que a criatura não é nada, e que a alma não possuirá o Todo, mas com a condição de fazer em si o vácuo absoluto do criado.

Assim pode inagurarse contemplação espiritual ou ativo: A alma se alegra em estar a sós com Deus, pondo em Seu cuidado amoroso, sem consideração especial, a paz interior, calma e descanso, sem atos ou reais exercícios discursivos poderes – — intelecto, memória, vontade, por idéias encadeamento. Contente com o conhecimento e atenção geral e amorosa, nenhuma percepção particular de qualquer coisa (Subida do Monte Carmelo, I, II, cap. XII).

Este não é, no entanto, um primeiro estágio. A alma destinada a uma perfeição superior e a uma união mais íntima com Deus será submetida a purificações passivas que a conduzirão à contemplação infusa.

Este é o objetivo da segunda parte da “Noite Negra”.

Apesar de esforço pessoal sustentada pela graça comum, permanecem nas imperfeições da alma João da Cruz feitas dependente dos sete pecados capitais: orgulho espiritual, ganância espiritual, luxúria espiritual, raiva espiritual, a gula espiritual, inveja espiritual, preguiça espiritual (Noite escura,l, 2-8). A graça especial para purificar estas imperfeições é necessária alma, que só tem de ser deixada para passivamente, e esta é a noite “purificada seca” passiva dos sentidos, ou da noite passiva do espírito, não ser confundido com mornidão ou preguiça, e isso se distingue destes por certos sinais autênticos: a alma já não sente mais gosto ou atração pelas criaturas do que pelas coisas divinas; ele retém o medo de nunca fazer tudo devido pelo serviço do Senhor; A meditação discursiva é impossível. Estado doloroso, com uma impressão de perda e abandono (Noite escura,l, l-ll). “Querendo que Deus os despisse no fato deste velho e os vestir do novo. . . desnúdales poderes e as condições e os sentidos e espiritual tão sensível, bem exterior e interior, deixando compreensão escuro, eo vai secar, e vazio de memória e afeições da mente, além aflição, amargura e angústia. . . ” (Noite escura, ll, 3). Este é o “purgatório místico” em que os restos mortais do velho acabam de ser consumidos, assim como no cadinho a escória que envolve o ouro é eliminada.

A partir desse momento a alma está pronta para se deixar penetrar e se transformar pelo amor divino, assim como a madeira é transformada em fogo pela combustão. não é mais o tema do amor, e percebe plenamente o mandamento do Decálogo reiterada pelo preceito evangélico que domina e resume toda a lei: “Ame a Deus com toda a tua alma, com todo o teu coração, com toda a sua força” .

A alma é estabelecida em uma paz que lembra o estado inocente de Adão, embora sempre sujeito à tentação. E sua intimidade com Deus é um segredo impenetrável para toda criatura: “Quando Deus visita a alma através do bom anjo”, “ela não vai. . . totalmente tão escuro e em uma armadilha que o inimigo não alcança nada. Mas quando o próprio Deus a visita, “a alma” totalmente no escuro e em uma armadilhado inimigo recebe as misericórdias espirituais de Deus. A razão é porque, como Sua Majestade habita substancialmente na alma, onde nem anjo, nem o diabo pode vir a compreender o que está acontecendo, não pode conhecer as comunicações íntimas e secretas entre ela e Deus lá ir. Estes, porque o Senhor faz-se totalmente é divino e soberano, porque eles são toques toda substanciais de união divina entre a alma e Deus; um dos quais, como este é o mais alto grau de oração lá, recebe a maior alma, em vez de todo o resto ” (Dark Night, II, XXlll).

Chama viva de amor eo Cântico Espiritual são poemas divididos em estrofes, canções líricas celebrando os efeitos da luz divina na alma, a sua união de amor com Deus: “Bem, e quando o cristal limpo e puro é abalroado luz, quando mais graus de luz está ficando, mais luz ele irá re – concentrar e esclarecer a mais ele vai; e você pode chegar tanto o copiousness de luz recebida, venha a parecer toda a luz, e se não dividido entre a luz, enquanto ele estava iluminado nele tudo o que você pode obter a partir dele, que é vindo se parecer com ela ” (Llama de Amor Viva l ª canção, verso 3).

casamento espiritual “é muito mais além da comparação do compromisso espiritual, porque é uma transformação total no Amado, no qual tanto entregar as peças por completo posse de um outro com uma certa consumação da união de amor, que é a alma tornou divina e Deus pela participação, quanto pode ser feito nesta vida. E então eu penso que este estado nunca acontece sem a alma sendo confirmada na graça, porque a fé de ambas as partes é confirmada, confirmando aqui a de Deus na alma. Onde este é o estado mais alto que nesta vida pode alcançar ” (Spiritual Canticle, Song 22, 3).

“Oh chama do Espírito Santo, que tão íntima e ternamente penetra a substância da minha alma e a cauteriza com o seu glorioso ardor! Bem, você já é tão amigável que se mostra disposto a se entregar à vida eterna, se antes meus pedidos não chegam aos seus ouvidos —- quando com ansiedades e fadigas de amor em que senti meu sentido e espírito pela grande fraqueza e impureza minha pouca força e amor que eu tinha me implorou desatases e llevases você, porque eu queria que você deseja minha alma quando eu mantive amor impaciente ambos em conformidade com esta condição de vida que você queria que você ainda vivia; e se os momentums passadas de amor não erar o suficiente antes de você, porque eles não eram de tal qualidade para conseguir, agora que estou tão fortalecida em Emor, que não só consumiu o meu bom senso e espírito em vós, a mais antes fortaleceumeu coração e minha carne se regozijam no Deus vivo (Sl 83, 2) com grande concordância das partes; onde o que você quer que eu peça, e o que você quer, eu não quero, não posso nem pensar em querer; e desde que meus pedidos são mais válidos e estimados em meus olhos, pois eles vêm de você e você me move para eles, e com bom gosto e alegria no Espírito Santo eu peço a você, deixando meu julgamento de sua face (Sl. 2), quando os precias e ouvir, apelos rompe o tecido fino desta vida e não deixe que ele chegar a essa idade e anos naturalmente cortar de modo que você pode amar curso com a plenitude e saciedade você quer minha alma sem fim ou fim ” (Llama de Amor Viva, canção l, 36).

“Oh cauterização suave!

Oh, dado dolorido!

Oh mão macia! Oh delicado toque

que a vida eterna sabe

e toda a dívida paga!

Matando, morte na vida você mudou “.

“Declaração: Nesta canção, a alma implica como as três Pessoas da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, são aqueles que fazem nela este trabalho divino de união. E mão e cauterização e toque, em sibstancia, somos um; e ponha estes nomes neles porque, por causa do efeito que cada um faz, eles combinam com você.

“O cautério é o Espírito Santo; a mão é o Pai e o toque é o Filho. E assim, a alma se amplia ao Pai, Filho e Espírito Santo, fazendo três grandes misericórdias e bens que fazem nela, por haverem trocado sua morte em vida, transformando-a em si mesma.

“O primeiro é um dom de dor: e é atribuído ao Espírito Santo e, portanto, à chama do cautério.

 O segundo é o gosto da vida eterna; e este atribui ao Filho, e por essa razão a chama toca delicadamente.

“O terceiro é transformá-lo em si mesmo, que é um presente com o qual a alma é bem paga; e este atribuído ao Pai, e por essa razão ele chama de mão suave.

“E, apesar de aqui nomear os três por causa das propriedades dos efeitos, apenas com um discurso, dizendo: Na vida você mudou, porque todos trabalham em um, e assim tudo é atribuído a um, e todos a todos” (Llama de Amor Viva, canção 2, l).

Canções entre a alma e o marido

Esposa

Onde você se escondeu?

Amado, e você me deixou gemendo?

Quando o cervo fugiu

tendo me machucado;

Eu vim atrás de você chorando e você foi embora!

Pastores, aqueles que você força

lá através dos aprisionados para o outeirinho,

se por acaso vierdes

o que eu mais amo,

diga a ele que eu adoro, sofro e morro.

Procurando meus amores

Eu vou passar por essas montanhas e bancos

Eu não vou pegar as flores,

Eu não temerei as feras

e vou passar os fortes e fronteiras.

(Pergunte às Criaturas)

Oh florestas e bosques

plantado pela mão do Amado!

Oh prado de legumes

de flores esmaltadas,

Diga se aconteceu para você!

“O místico especulativo intervém aqui dificilmente, pois permite que o misticismo experimental domine. Este é o interesse especial do Cântico Espiritual. . . . Com grande razão, foi dito que para falar do amor divino com maior penetração, teria sido necessário ter desfrutado a própria felicidade. As páginas escritas por Santa Teresa sobre esse assunto, por mais admiráveis ​​que sejam, não alcançam a profundidade da visão nem o poder de expressão de San Juan. Na presença do infinito escuro, uma vez que o amor de Deus é o próprio Deus, o Santo não faz senão descrever as impressões recebidas por ele, os únicos meios deixados à inteligência naquele estado excepcional.
(Oeuvres spirituelles por S.Jean de la Croix, t. lll, avant-propos).

Ainda é apropriado registrar alguns outros escritos de São João da Cruz, alguns perdidos, outros cuja autenticidade é duvidosa; em qualquer caso de menor importância e que não fornecem qualquer elemento novo à sua doutrina: “Tratado sobre os espinhos do Espírito ou Colóquio entre Cristo e a Noiva”; “Breve Tratado do Escuro, conhecimento afirmativo e negativo de Deus, e meios de unir a alma a Deus através do amor”; “Instrução para ser cauteloso para ser um verdadeiro religioso”; “Avisos a um religioso”, “Avisos e frases espirituais”, “Letras espirituais”; “Poesia Mística”; “Oração à Santíssima Virgem”; “Comunicação do Espírito de Deus em sua Igreja”.

“No julgamento da Sé Apostólica, foi sob a ação da luz divina que São João da Cruz escreveu seus livros de teologia mística, completamente preenchidos com uma sabedoria celestial.”

Este juízo, já enunciado no texto do Roman Brevario, foi ratificado apenas pela mesma Sé Apostólica, quando deu à humilde carmelita a aura dos doutores da Igreja.

Quanto ao resto, na superabundância das citações escriturísticas que caracterizam os livros, é fácil ter uma prova tangível de que elas são divinamente inspiradas. João da Cruz não seguir as inspirações particulares ou revelações pessoais, contra o qual ele adverte seus discípulos, mas veio a inspiração divina exatamente onde ele está, na Escritura. Segon testemunho de contemporâneos, ele era um leitor regular da Bíblia, e suas conversas espirituais citou a partir da memória os Evangelhos, os Salmos, os lobros Sapiensales. Esta não é a melhor garantia da segurança de sua doutrina? Construindo com os materiais retirados daquela pedreira, ele poderia ser original na forma: seu prédio é de um novo gênero, mas autenticamente católico.

Tagged in :

Avatar de vozdedeus

Uma resposta para “Obras de São João da Cruz”

  1. Avatar de Aulas De Teologia

    Aqui é a Sofia Martins, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *